PNM Pouso Alegre
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
225
Espécies com foto:
215
Espécies com som:
44
Total de registros:
750
Total de fotos:
684
Total de sons:
66

primeiros registros fotográficos

irré
Sidnei Junior
arapaçu-escamoso-do-sul
Sidnei Junior
maria-ferrugem
Marcelo Fujihara

primeiros registros sonoros

martim-pescador-grande
Marianne Pires
cigarra-bambu
Marcelo Fujihara
cochicho
Flávio Sousa
quero-quero
Cairo Henrique Gonçalves
bacurau-ocelado
Cairo Henrique Gonçalves
Áreas de Observação

Parque Natural Municipal Pouso Alegre

O Parque Natural Municipal de Pouso Alegre, MG é circundado por vários fragmentos florestais em sua zona de entorno, os quais abrangem mais de 500 hectares de Mata Atlântica.

A tipologia vegetal é Floresta Estacional Semidecidual segundo a classificação proposta por Velozo et al., (1991) e o conjunto de fragmentos florestais que recobre a Serra de Santo Antônio na qual está inserida o Parque Municipal se constitui em um importante reduto de biodiversidade que merece ser preservado.

A região de Pouso Alegre se localiza na definição de Mata Atlântica. O restante de Floresta Atlântica remanescente nesta região limita-se a poucos fragmentos isolados na paisagem, sobretudo nos topos de morro e nas planícies dos cursos d’água da Bacia do Rio Sapucaí, ao longo das margens mediante a formação das matas ciliares. Pertencentes a estes fragmentos podem-se destacar a reserva Biológica de Pouso Alegre, fragmentos esses que somados a outros fragmentos contíguos perfazem mais de 700 hectares (Neto et al., 1999).

A cidade de Pouso Alegre se localiza na região do Sul de Minas Geraes, na microrregião que leva seu nome, no Vale do Sapucaí . O município se encontra na Bacia hidrográfica do rio Sapucaí. A área do município de Pouso Alegre é de 545 Km2. Sua compartimentação topográfica compreende terrenos desde planos até terreno suave ondulado. O ponto mais alto do município que é de 1.347 metros de altitude, se localiza na Serra de Santo Antonio, que é onde está situado o Parque Municipal de Pouso Alegre, enquanto o local mais baixo se registra na foz do rio Cervo, onde registra-se a altitude de 810 metros de altitude (EIA-RIMA, 1996).

O Parque tem como referências as coordenadas geográficas 22º 13’ 00 “S e 045º 58’ 00” W. Seu acesso se faz pelo Bairro Ribeirão das Mortes. O Parque Municipal abriga 204,33 hectares de remanescentes de Florestas Estacionais Semideciduais Montanas, domínio fitogeográfico da Mata Atlântica, cujos limites estão delimitados por um perímetro de 7.766 metros. A variação altitudinal encontra-se entre as cotas 860 e 1.140 metros de altitude (Santos, 1998). O Parque Municipal encontra-se localizado de forma contígua a outros maciços florestais de propriedade de terceiros como os da “Fazenda Gamelão” com 170 ha e a “Mata da Remonta” de propriedade do Exército Brasileiro e da Reserva Biológica Municipal. No conjunto, esses fragmentos proporcionam uma cobertura florestal que supera 700 hectares (CEMIG, 1985). Dada a proximidade e extensão, esses fragmentos florestais se constituem num dos mais importantes remanescentes da Mata Atlântica da região. Outras fisionomias vegetais ocupam as “zonas de amortecimento” no entorno do Parque Municipal e Reserva Biológica, sendo constatadas formações de origem antrópica e exuberantes formações ripárias nativas integrantes das matas ciliares que ocupam a vasta planície aluvial da Bacia do Rio Sapucaí, sendo a tipologia vegetal considerada Floresta Estacional Semidecidual, nos domínios fitogeográficos da Mata Atlântica. O Parque Municipal é caracterizado por formações vegetais variadas em termos fisionômicos, abrigando formações em vários estágios de sucessão ecológica.

História

O Parque Municipal de Pouso Alegre foi fundado em setembro de 1975 e em 1998 passou a ser denominado, através de lei municipal, Parque Municipal de Pouso Alegre.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

FUJIHARA, M. D.(2005). [Levantamento Qualitativo da Avifauna em Fragmento de Mata Atlântica como Subsídio ao Plano de Manejo do Parque Municipal de Pouso Alegre, MG].